20 de ago de 2007

Vai nascer mais uma franquia?

Por todos os cantos dos EUA têm surgido micro-padarias, a ponto de analistas estarem especulando se elas serão, na próxima década, o que as micro-cervejarias foram nos últimos anos. Trata-se de pequenos negócios, geralmente especializadíssimos num determinado tipo de produto. Na maior parte dos casos, cookies, aqueles deliciosos biscoitos bem americanos. E que, muitas vezes, vêm sendo enviados como presentes, no lugar de flores e outras coisinhas.

Aliás, minha mulher e eu recentemente usamos os serviços de uma dessas empresas, que já formou uma rede de franquias. Queríamos enviar um presente divertido e diferente para nosso filho que está morando na Califórnia e, depois de muito procurar, optamos por uma imensa cesta de cookies e outras delícias.

Em Minneapolis (e atuando exclusivamente naquela região metropolitana) há uma micro-padaria especializada em cookies que vem se destacando das demais. Trata-se da Tank Goodness, criada pelo casal Anne Tank e Dennis Tank. O próprio nome do negócio é um jogo de palavras, que tanto pode significar Gostosuras dos Tank, como Graças a Deus. E a micro-padaria nasceu e continua funcionando na cozinha da casa dos dois.

Não há grandes novidades NO QUE eles fazem. Mas a forma COMO o fazem vem garantindo imenso sucesso ao negócio. Usando apenas ingredientes da mais alta qualidade (incluindo chocolate da marca Ghirardelli e farinha e manteiga padrão premium – e nada de gordura vegetal, corantes ou conservantes) e fazendo as entregas com o Mini Cooper que aparece na foto, eles têm mais clientes do que conseguem atender... embora não cobrem barato por seus cookies.

Os produtos são entregues sempre fresquíssimos. Os pedidos podem ser feitos por telefone ou fax. E a entrega geralmente é feita no prazo máximo de 1 hora. O que, sem dúvida, limita muito o território de atuação da empresa. Por isso mesmo, embora nada tenha sido decidido ainda, o casal Tank vem pensando seriamente em conceder franquias. Seria a forma de aumentarem sua cobertura de mercado sem fazer grandes investimentos de recursos próprios (tanto financeiros, como humanos). E, ao mesmo tempo, assegurando a manutenção do padrão de qualidade que caracteriza sua marca e seus produtos.