11 de ago de 2007

Lavagem a seco ecologicamente correta

Aproveitando a onda do ecologicamente correto, que na Europa é bem mais forte (e impacta mais as vendas) do que aqui, a empresa alemã Fred Butler desenvolveu uma rede de franquias de lavanderias que substituem o percloro por dióxido de carbono.

A coisa funciona mais ou menos assim: as roupas são colocadas numa lavadora hermeticamente vedada, do qual, em seguida, o ar é totalmente retirado, sendo substiuído por CO2. A combinação do CO2, com alta pressão e baixa temperatura e mais detergentes bio-degradáveis assegura a limpeza e higienização. O dióxido de carbono utilizado é um sub-produto de alguns processos industriais e, depois de cada ciclo de "lavagem", cerca de 98% dele é filtrado e reutilizado.

Segundo os executivos da empresa franqueadora, além de ecologicamente correto o processo é menos danoso para os tecidos, que tendem a manter as cores por mais tempo do que os lavados por outros processos. Os preços ao cliente praticados nas lojas da rede são semelhantes aos das lavanderias tradicionais.

Como o equipamento custa caro paca, sendo inviável ter um em cada loja, a Fred Butler usa o modelo de usinas regionais, com a coleta e devolução das roupas sendo feita por uma rede de franquias de lojas exclusivas, store-in-store (corners) e pontos de colega em edifícios de escritórios e em empresas.