6 de ago. de 2007

Bela sacada da Nike

Para quem, como eu, é corredor, esta é uma senhora sacada: a Nike mantém rodando pelo Reino Unido, Irlanda, Itália, França e Espanha, em locais onde se realizam provas de corrida, ou onde a moçada costuma treinar, umas vans (as trial vans) estocadas com cerca de 1.000 pares de diversos modelos de seus tênis, para que os corredores os testem da forma que quiserem, correndo a distância que cada um entender conveniente. Quem gostar e quiser, pode encomendar o seu ali mesmo, ou via site, ou ir a uma loja. Se não gostar, ou não estiver a fim de nada, devolve o tênis na própria van e ponto final.

O pessoal que cuida da van não enche a paciência, não tenta vender nada. Apenas oferece orientação e água, a quem quiser.

Embora eu não me adapte aos tênis de corrida deles (são muito bonitos, mas não proporcionam o nível de amortecimento que meus joelhos detonados requerem), tenho que admitir que eles têm um Marketing altamente eficiente. Os caras são muito bons de Marketing. Se lançarem um tênis realmente ao gosto de quem corre de verdade, no mesmo nível de um Mizuno Wave Creation (cujos modelos geralmente são feios, mas que é um sapato ótimo para os meus pés e articulações desgastados pelo tempo e pelo uso), ou de um Mizuno Nirvana ou de um Asics Kayano, vão se tornar imbatíveis.