1 de ago de 2007

Se estiver pensando em investir numa franquia...

Se está pensando em adquirir uma franquia, não o faça sem antes fazer direitinho a sua “lição de casa”. Você precisa entender claramente qual o papel do franqueado, qual o papel do franqueador e como a coisa toda funciona. Acima de tudo, não invista sem antes investigar muito e escolher a franquia que melhor se adapte ao seu perfil, a suas necessidades e a suas possibilidades.

Por favor, não me entenda mal. Sou absolutamente fã das franquias. Trabalho com elas desde 1978 (há quase 30 anos – meu Deus!). Não apenas ajudo (com o imenso e indispensável apoio de minha equipe, é claro) empresas a estruturar – ou reestruturar – suas operações de Franchising. Também sou sócio em 3 franquias. E recomendo fortemente, a quem pensar em ter um negócio próprio, que avalie a sério a possibilidade de se tornar um franqueado.

Mas há franquias e franquias. E é fundamental que cada um que se interesse em adquirir uma delas saiba separar o joio do trigo e, mais que tudo, escolher a que é melhor para si. Afinal, a franquia que serve para mim pode ser péssima para você. E vice-versa.