21 de ago de 2007

Lembra da velha piada?

Não me recordo dos detalhes (sempre fui péssimo para lembrar de piadas), mas, no meu tempo de moleque, contava-se nos recreios das escolas uma piadinha que na época era considerada “pesada” (como mudaram os tempos!) e envolvia um americano e um francês e falava de camisinhas usadas que eram recicladas e se transformavam em chicletes.

Me lembrei dela ao tomar conhecimento da empresa canadense Envyrobubble (que tem uma correspondente inglesa, a Gummy Bin). As duas instalam pelas calçadas e locais com alto tráfego de pedestres pequenas lixeiras coloridas e atraentes, como a da foto, destinadas ao depósito de chicletes já mascados. As gomas assim coletadas são recicladas e se transformam em - acredite se quiser - fertilizante (no caso da Envyrobubble) e material para a construção de sistemas de drenagem, pistas de atletismo e coisas assim (no caso da Gummy Bins).

Além de possibilitar a reciclagem de mais um produto cuja biodegradação tende a ser lenta, a iniciativa ajuda a reduzir a necessidade de limpeza das calçadas e outros pisos, evitando o uso de um montão de água e de produtos químicos corrosivos e danosos ao meio-ambiente.

O que será que os fabricantes de chicletes estão esperando para patrocinar essas lixeirinhas, espalhando-as por aí e colocando suas marcas em todas elas?