2 de abr. de 2007

Tá dando jaboticaba nos EUA ?

Tempos atrás, li uma frase, cuja autoria desconheço: "se não é jaboticaba e só tem no Brasil, alguma coisa está errada". E era nessa categoria que eu enquadrava as empresas brasileiras que permitem a terceiros utilizar seu know-how para implantar, operar e gerir um estabelecimento (uma loja, uma escola, um restaurante, ou o que fosse), usar sua marca para "batizar" esse estabelecimento, no qual geralmente são vendidos apenas produtos e insumos fornecidos por aquela empresa... mas dizem que isso não é franquia: é "licenciamento".

Agora descubro que tem uma empresa nos EUA adotando a mesma conversa mole. A Ink & Toner, de West Palm Beach, rede de lojas especializadas na recarga de cartuchos de impressora, pratica o que seus donos chamam de "un-franchise" (ou não-franchising ou anti-franquia, numa tradução livre). Resumindo: vende, a quem queira montar uma loja do gênero, um treinamento de 2 semanas (por US$ 20.000), acompanhado de um conjunto de 4 Manuais de Operações. Se o "aluno" quiser usar a marca Ink & Toner na fachada de sua loja, basta assinar um Contrato de Licença e pagar mais US$ 2.500 por ano. O que inclui o direito a pedir e receber orientação no que tange ao dia-a-dia de seu negócio. Mas não de receber qualquer tipo de Supervisão, nem sofrer qualquer tipo de restrição ou controle.

Ou seja: os caras inventaram um negócio inteiramente novo: o Franchising. Só que mal-feito. Nas coxas, se me permitem a expressão chula. Sem controle sobre os atos da rede e, portanto, com sérios riscos para a imagem da marca.

Na verdade, fizeram uso do truque mais velho do mundo: dar um nome novo a algo velho. Talvez, com isso, consigam atrair os que acham que aquilo que recebe um nome novo é, de fato, algo novo. Aqueles que não estudaram Lógica. Pois, se o tivessem feito, saberiam que "não é o nome que dá ser às coisas".

Se tiver um cachorro, você pode fazer a experiência: passe a chamá-lo de gato, para ver se ele mia, trepa em muro e telhado e cai em pé. Chamar um cão de gato não faz dele um gato. Da mesma forma, chamar uma Franquia de Licença não faz com que deixe de ser uma Franquia.