Para quem tem alguma dúvida a respeito do valor que uma boa marca agrega a um produto, convém conhecer a experiência que o Bob's fez recentemente: Flavio Maia, Diretor de Marketing, fez "testes cegos" de seus produtos com consumidores do Rio e de São Paulo. Aos participantes de cada sessão de teste, foi dito que se tratava de uma empresa de fast-food internacional, ainda não presente no Brasil, que queria saber como o público reagiria a seus produtos.
O resultado foi interessante: ao experimentarem o milk-shake de Ovomaltine, de todos o produto mais característico do Bob's (mas servido num copo sem nanhuma marca), a maioria disse que o produto testado era bom, gostoso, "parecido com o do Bob's", mas "não tão bom quanto o do Bob's", até porque "igual ao Bob's ninguém consegue fazer".
Isso prova que uma boa marca influi até na forma como as pessoas percebem o sabor de uma bebida ou de um sanduíche. E todo mundo que entende das coisas sabe que Marketing é uma guerra de percepções... e não de realidades. Em Marketing, a realidade é irrelevante. Nada se passa no mercado; tudo se passa na mente do consumidor.