2 de out. de 2008

Ótimo texto do Clemente sobre Empreendedorismo

Progresso e riqueza? Incentive o empreendedor. [Clemente Nobrega]

“Como é possível saber se um produto novo, nunca antes imaginado, vai ter um mercado? Como você sabe se alguém vai querer uma geladeira? Um aparelho de ar-condicionado? Um rádio? Uma viagem aérea? Um computador? O que esses produtos ou serviços farão para o público consumidor? Como poderão ser distribuídos? E anunciados? E vendidos? Como se determina seu preço?”.

A história dos negócios/inovação/marketing é, claro, a história do lançamento de “novos produtos”.

As perguntas acima tinham de ser respondidas para atrair um mercado de massas para eles, mas antes que pudessem ser respondidas, tinham de ser formuladas. Antes que se pudesse formulá-las, era preciso que houvesse alguém que pensasse de forma diferente”..

Esse alguém é uma figura especialíssima no mundo dos negócios. É um indivíduo, uma pessoa. Chamam esse cara (geralmente é homem) de EMPREENDEDOR.

É essencial entender a cabeça do empreendedor. Ele está longe de ser um cientista maluco, ou um inventor obcecado por uma idéia, ou um artista simplesmente apaixonado por sua obra.

Ele é um cara que aceita correr riscos para produzir algo que "sabe" que o mundo vai querer. Mas, para isso, tem de ter a garantia de que vai poder usufruir da recompensa.

O empreendedor nunca, jamais, deixa de ter em mente a pergunta: “como vou comercializar esse produto? ”.

Olha, ele tem que GOSTAR DE VENDER, tem que ter “sangue na boca”. O sistema tem que garantir que ele possa vender e ficar com o resultado do seu esforço.

Quem gera riqueza em qualquer parte do mundo, em qualquer sociedade, é o empreendedor.

Propiciar a emergência do empreendedorismo é, para mim, a mais central prioridade para qualquer sociedade que queira crescer.

Educação, estabilidade da moeda, instituições sérias, democracia... tudo isso é condição (é meio) para que o empreendedorismo surja. Pode haver progresso e riqueza sem algumas dessas coisas, mas não pode haver progresso e riqueza sem o empreendedor .

A China não é democrática e está se desenvolvendo - incentivou explicitamente o empreendedorismo. A antiga União Soviética produziu uma elite educada de engenheiros, matemáticos, técnicos de alto nível, mas não tinha empreendedores, porque o sistema não permitia. Foi-se.

Este é o tema.