17 de out. de 2008

Último adeus

Ontem à noitinha fui à Missa de Sétimo Dia de Luiz Mesquita, o homem que meu deu meu primeiro emprego. Junto com o irmão, José Roberto, ele era dono da Mesquita S/A, uma empresa de despachos aduaneiros e transportes, uma das mais importantes de Santos, minha terra natal.

Ali comecei como office-boy, quanto estava nos meus 16 ou 17 anos. Ali também atuei como auxiliar de tesouraria, auxiliar de contabilidade e operador de máquina de contabilidade, artefato hoje extinto, substituído que foi pelos computadores. Foi nessa empresa que comecei a aprender a trabalhar.

Luiz Mesquita foi o primeiro empresário com quem tive um contato mais próximo. Para mim, naquela idade e na Santos daquela época, ele parecia ser o dono da maior empresa do mundo. Uma empresa que me parecia imensa, cheia de funcionários, de caminhões, com escritórios em várias cidades.

Foi do convívio com ele que nasceu em mim o sonho de um dia ter uma empresa. A minha empresa.

Que Luiz descanse em paz. E que, esteja onde estiver, saiba que sempre fui, sou e sempre serei profundamente grato, a ele e ao Zé Roberto, pela oportunidade que me deram e por abrirem meus olhos para a possibilidade de empreender.