29 de out. de 2008

Prefácio do Galebe para meu novo livro

Este é o texto do Prefácio que o Luiz Galebe, fundador e presidente do Shop Tour, escreveu para meu livro "Somos Todos Vendedores":

Prefácio para o livro “Somos Todos Vendedores” [escrito por Luís Galebe]

Vendedor não é profissão. É habilidade comum entre aqueles que ficam ricos, de empreendedores a profissionais liberais, de comerciantes a prestadores de serviços e homens de idéias. Mais do que obrigação ou condição, vender é o caminho mais curto para a fortuna.

Um médico, um arquiteto ou um engenheiro precisam ser bons vendedores? A maioria das pessoas possivelmente afirme que não. Talvez diga que eles precisam ser competentes, executar seu trabalho com precisão e entregar os melhores resultados possíveis. Está bem. Mas imagine, digamos, três médicos excelentes, com formações e capacidades semelhantes. Um é conhecido e ganha um bom dinheiro. Outro é famoso e ganha mais dinheiro. O terceiro é uma celebridade e ganha fortunas. Qual a diferença entre eles?

Podem existir muitas respostas, que certamente terão um ponto em comum. O primeiro médico não sabe se vender. O segundo sabe. E o terceiro, além de bom vendedor, também é craque em marketing, uma palavra que sempre anda de mãos dadas com vendas.

Vender é ação, é habilidade e treino. Vender é exposição – do produto, do serviço, da idéia, de você mesmo. Certas condutas são necessárias, mas vender, sobretudo, é prática. Muitos se aventuram a dissertar sobre vendas (eu mesmo já tentei e confesso que me entendo melhor com a prática do que a teoria). Mas vender não é um conjunto de regras, normas e conceitos. Para aprender a vender, ou aperfeiçoar seu estilo de vender, o melhor é aprender e se inspirar com erros e acertos, sejam os seus ou os de outras pessoas.

Marcelo Cherto, um craque no assunto, sabe que é assim que funciona. Por isso, “Somos todos vendedores” é uma reunião de histórias que resultam num romance desse assunto, no qual muitas pessoas vão se enxergar em diversos capítulos.

Divertido de ler, ele impressiona até pela sua maneira poderosa de avançar.

Cherto dá um show neste livro.