15 de mar. de 2007

Painel Internacional de Seleção da Endeavor

Estou em Punta del Este, ajudando a selecionar os novos Empreendedores que a Endeavor passará a apoiar, daqui por diante, no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México. O Painel Internacional de Seleção é a última etapa pela qual precisam passar, antes de se tornarem Empreendedores Endeavor. O processo todo é muito duro e a grande maioria dos candidatos é eliminada nas fases iniciais. Até hoje, mais de 12.000 se submeteram ao processo, em todos os países emergentes onde essa ONG se faz presente. E pouco mais de 200 chegaram até o final.

Isso significa que os que chegam até aqui são todos uns “feras”. E que participar, como tenho feito nos últimos anos, dessa etapa final de escolha é, ao mesmo tempo, uma imensa responsabilidade, um privilégio e, acima de tudo, uma excelente oportunidade para aprender coisas novas e abrir meus olhos e minha mente para novas formas de negócio e novas maneiras de ver o mundo. O interessante é que se trata de um processo ganha-ganha: eles saem daqui convencidos de que aprenderam muito conosco, os Painelistas. E eu estou seguro de que nós é que aprendemos muito com eles. E também uns com os outros.