13 de mar. de 2007

Mas, Pepsi no McDonald's ???

O que já foi impensável aconteceu: nos EUA, algumas lojas McDonald's já oferecem aos clientes a opção de acompanhar seus lanches com um copo de Coca-Cola ou de alguma das bebidas distribuídas pela Pepsi (Montain Dew, Gatorade e Lipton Ice-Tea). No Brasil, há anos Peter Rodenbeck e Greg Ryan (que na época comandavam a rede por aqui) conquistaram o direito de vender Guaraná Antarctica... além de Coca e Coca Light. Mas nos EUA o assunto sempre foi considerado tabú, desde que McDonald's e Coca estabeleceram sua aliança em 1955.

A novidade (que por ora é apresentada como um "teste") pode levar a uma virada no mercado. Afinal, naquele país sempre foi a liderança nas vendas via post-mix que manteve a vitória dos produtos da Coca sobre os produtos da Pepsi. E, sem dúvida, o McDonald's é o fiel da balança, no que se refere à venda de refrigerantes em post-mix.

Se o McD decidir ampliar o programa para toda a sua rede e se, tendo o direito de escolha, seus clientes passarem a dar preferência às marcas da Pepsi, esta pode ganhar a dianteira... embora, por enquanto, seus produtos sejam oferecidos aos McClientes apenas em latas ou garrafas (e não no post-mix) e apesar das bebidas Pepsi e Pepsi Light continuarem banidas de suas lojas.