Como falamos em sorvetes no último post, acho oportuno falarmos a respeito de uma das redes de franquias que mais cresce nos EUA: a Cold Stone Creamery. Franquias de que? Você adivinhou: sorveterias. São cerca de 1.500 lojas nos Estados Unidos, Japão e Coréia. Com planos de expansão para outras partes do mundo, inclusive a China. O modelo de negócio lembra muito a rede Cremeria, que a Nestlé implantou no Brasil: os sorvetes são manipulados sobre uma placa de granito (ou será mármore?) gelada (é daí que vem o nome Cold Stone, ou Pedra Gelada) e misturados com vários ingredientes, à escolha do freguês. Quem ainda não provou (seja os produtos da Cold Stone, seja os das Cremerias), não sabe o que está perdendo.
Vejo, nesse conceito, um paralelo com os restaurantes Spoleto, nos quais o cliente pode "brincar de chef", misturando uma das massas com um dos molhos e acrescentando uns tantos ingredientes (pedaços de brócolis, queijo, tomate seco, palmito e mais um monte de opções) para criar uma receita que é só sua. Nas lojas Cremeria e Cold Stone é mais ou menos a mesma coisa. Você mistura o sorvete que quiser com o ingrediente que bem entender. Só que, no lugar de macarrão, entra o sorvete e no lugar dos molhos e complementos salgados entram pedacinhos de chocolate, amêndoas, crocante e outras delícias. Mas o componente lúdico está presente em todos esses conceitos, que a gente pode, por isso mesmo, inserir na categoria de "fun food".