1 de jul. de 2007

Pret-a-Manger

Já escrevi sobre a Pret-a-Manger, rede de lanchonetes que, apesar do nome francês, é inglesa. Aliás, Londres está coalhada de lojinhas da marca. E em Nova York, aos poucos a gente vai vendo mais e mais pontos de venda. Os produtos são ótimos (e sempre frescos), o visual das lojas é transado e funcional, o serviço é rápido e cordial... mas entendo que o segredo do imenso sucesso da marca não está nisso.

O segredo está no talento da empresa para fazer coisinhas que levam as pessoas a comentar o assunto com os amigos e conhecidos, gerando um Marketing Viral e um boca-a-boca de primeira ordem. Por exemplo, os carrinhos usados para fazer delivery em Londres. O da foto é apenas um entre muitos modelos que chamam a atenção.

Outra coisa: tudo o que eles fazem tem um "enredo". O que Tom Peters chama de "plot". Quer conhecer um exemplo? Pois vamos falar do brownie vendido nas lojas em pequenas fatias embrulhadas uma a uma. É importante que se diga que se trata de um bom brownie. Mas não melhor do que outros tantos bons brownies que a gente encontra por toda parte. Inclusive alguns bem mais baratos que o da Pret-a-Manger. E a embalagem não tem nada demais. É até bem simples: plástico transparente com uma "cinta" de papel impressa a duas cores, com o nome do produto (Chocolate Brownie) e a indicação "feito em casa" (homemade) na frente e um texto na parte de trás.

É precisamente nesse texto que está a tal sacada, o tal enredo. Numa tradução livre, ele diz o seguinte: O desenvolvimento contínuo de nosso brownie é típico da forma de ser Pret-a-Manger. Aprimoramos a receita 36 vezes ao longo dos últimos anos. Cada alteração foi minúscula, mas perceptível. John D Hess uma vez disse: "um cavalo de corrida que percorra uma milha alguns segundos mais rápido do que os demais vale o dobro de qualquer outro. Aquele pequeno algo a mais decididamente tem valor." Acreditamos que o mesmo princípio se aplique ao nosso brownie.