Você tem idéia de como é o funil de vendas típico de uma franquia? De quantos interessados são atendidos, entrevistados e triados (com o uso de uns tantos métodos e ferramentas) para se aprovar um único franqueado? Para algumas empresas, o número bate em 400 contatos iniciais para se vender uma única franquia! A média do mercado, diga-se de passagem, está em cerca de 250 para 1. Você certamente imagina o tempo e energia que isso consome, se for bem feito.
Pergunto: por que motivo uma empresa franqueadora precisa passar pelo "martírio" de responder pessoalmente ao contato, enviar folhetos, documentos e informações, entrevistar, fazer dinâmicas de grupo e solicitar dados cadastrais e o diabo a quatro a tanta gente, quando há boas empresas especializadas nisso?
Como escrevi ontem, se até mesmo o recrutamento e seleção do próprio presidente de empresas grandes (e sérias) costuma ser terceirizado, por que não fazer o mesmo quando se trata de buscar e triar franqueados? Evidentemente, o cuidado básico a ser adotado é não usar uma empresa picareta. Mas, em se tratando de uma empresa séria, why not?