11 de jul. de 2007

China in Box e Gendai anunciam sua fusão

Por força de contrato de confidencialidade,eu estava impedido de tecer qualquer comentário a respeito. Mas, como o assunto foi finalmente divulgado para a Imprensa, agora já posso falar: duas grandes marcas do mercado brasileiro de franquias de alimentação divulgaram que vão se fundir. Refiro-me a China in Box e Gendai. Você vai poder ler todos os detalhes nos jornais desta quinta-feira.

Que eu me lembre, é a primeira Fusão de empresas franqueadoras feita no Brasil.

Ao longo de todo o processo, as empresas contaram com a assessoria da Unidade de Negócios que o Grupo Cherto e a Cypress Associates formaram para viabilizar Fusões & Aquisições de redes de franquias. Tanto nós, do Grupo Cherto, como nossos parceiros da Cypress, entendemos que essa é uma tendência irreversível. Em busca de maior escala, cada vez mais empresas franqueadoras de porte médio vão se fundir com outras, do mesmo ramo de atuação ou de outros. E nós estamos prontos a trabalhar com elas para agilizar o processo e otimizar os resultados.

A rede China in Box hoje é formada por cerca de 120 lojas, devendo chegar a 130 até o final do ano e a pelo menos 180 até o final de 2010. Já a rede Gendai é composta por 22 unidades, devendo chegar a 32 nos próximos seis meses e 70 a 75 até o final de 2010. O que significa que a empresa resultante da fusão terá por volta de 250 lojas até 2010. Isso, contando apenas as unidades dos conceitos China in Box e Gendai, sem falar das outras marcas, como Domburi, Owan e outras, que já pertencem à organização, ou das que provavelmente serão criadas daqui para a frente.