15 de jul. de 2007

Profissionais usam cafés como escritório

Nos EUA, e, aos poucos, também aqui, há cada vez mais profissionais autônomos, vendedores, consultores de campo e outros que precisam estar frequentemente "na rua" se utilizando dos cafés, como Starbucks, Panera Bread, Gloria Jean's e Fran's, como se fossem seus escritórios, ou, ao menos, extensões destes. Principalmente nos horários mais tranquilos, longe dos momentos de pico, quando há mesas sobrando e não há muito barulho, possibilitando até realizar pequenas reuniões, ao mesmo tempo em que tomam vários cafés e comem alguma coisa.

As conexões Wi-Fi, como as providas pela Vex aqui no Brasil, são, em boa parte, responsáveis pelo fenômeno.

Um dado interessante: como mostra matéria publicada recentemente pela Detroit Free Press, os profissionais escolhem o café onde vão se sentar em função dele oferecer a conexão Wi-Fi. E acabam consumindo bastante café, doces e outros produtos, enquanto trabalham. E, o que é melhor, o fazem em horários em que normalmente essas lojas não venderiam muita coisa.

Isso explica porque há cada vez mais cafés, restaurantes e lanchonetes buscando oferecer esse tipo de facilidade aos frequentadores. Seja cobrando pelo serviço, ou não. Como usuário de tais serviços quando estou fora de São Paulo, não me incomodo em pagar. O importante, para mim, é poder contar com uma conexão rápida e confiável. Afinal, tempo é dinheiro.