13 de mai. de 2007

Um empresário com visão clara

Imperdível a entrevista com meu amigo e cliente Vicente Donini, presidente da Marisol, na coluna de Sonia Racy, no Estadão de hoje.

Além de ser um empresário dos bons, de sucesso indiscutível, com R$ 500 Milhões de faturamento anual e 152 franquias em funcionamento no Brasil e mais 20 no Exterior, Vicente tem sólida formação teórica. O que o credencia duplamente para tecer os comentários contundentes que faz nessa ótima entrevista. Aqui vão alguns dos trechos mais relevantes:

"A exacerbação arrecadatória e a complexidade do sistema tributário brasileiro fragilizam a capacidade competitiva de toda a indústria local."

"No Plano Real, 34% do preço de um produto correspondia a encargos financeiros e tributários. O consumidor despendia 100 e levava 66 de produto para casa. Hoje os encargos correspondem a 46%. A perda palpável do real poder de compra é de 18,2%."

"A construção de canais de distribuição e crescimento é processo lento e gradual, que requer rigoroso critério nas escolhas, persistência e muita disciplina."

"[Para trabalhar em moda] é primordial entender de moda. E de gente. E de cultura. E, ainda, ter um forte domínio sobre processos produtivos, canais de distribuição e gestão de varejo..."