Me perdoem o lugar comum, mas parece que foi ontem. No dia 12 de maio de 1967, um dos melhores discos de todos os tempos tocou pela primeira vez no rádio. E, dois dias depois, chegou às lojas. E foi um sucesso instantâneo, como tudo mais que os Beatles faziam.
E, afora a nostalgia de um cinquentão que acompanhou a carreira dos Fab Four desde o início como fã de carteirinha, qual o motivo para o quarteto ser mencionado num Blog que trata de empreendedorismo, inovação, etc.?
Precisamente porque, na minha visão, os Beatles (enquanto permaneceram juntos e sob a coordenação do brilhante maestro George Martin) foram um exemplo de empreendedorismo e inovação. Nunca se acomodaram, nunca permitiram que o sucesso os engessasse. Nunca se repetiram. Nunca acreditaram que um acerto, ou mesmo uma série de acertos, é garantia de acertos futuros. Nunca fizeram duas vezes "o mesmo disco" ou "a mesma música" (como acontece com tanta gente ótima, como Rolling Stones, Roberto Carlos, Joge Benjor e mesmo o grande Frank Zappa, por exemplo, só para ficar nos que têm mais tempo de janela e, portanto, mais história para contar).
Os caras sempre fizeram questão de inovar, de experimentar. Nem sempre acertando, é óbvio. Mas sempre buscando uma forma diferente e um pouco melhor de fazer o que se propunham a fazer. Uma inspiração para qualquer empreendedor.