16 de ago. de 2008

Premonição

Minha filha queria me dar um presente de Dia dos Pais e não sabia bem o que comprar. Como eu tinha visto que a Globo tinha lançado uma nova edição do livro "O Presidente Negro", de Monteiro Lobato, sugeri que me desse um exemplar, que só comecei a ler há poucos dias.

Eu já havia lido esse livro muitos anos atrás, quando era adolescente. E, com a possibilidade de Barack Obama vir a ser o presidente dos EUA, achei que seria interessante relê-lo. Pois sua história (ainda se diz estória, quando se trata de ficção?) gira em torno do primeiro presidente negro eleito nos EUA. Detalhe: o livro foi escrito em 1926 !!!

Como se não bastasse, lá pelas tantas, o leitor dá de cara com um trecho que diz "O radiotransporte tornará inútil o corre-corre atual. Em vez de ir todos os dias o empregado para o escritório.... ele fará o seu serviço em casa e o radiará para o escritório. Em suma: trabalhar-se-á à distância."

Ou seja: em 1926, Monteiro Lobato já antevia algo parecido com a Internet e o trabalho remoto. O sujeiro era mesmo um visionário!