O Gustavo Quezada, da equipe da Divisão de Expansão (comercialização de franquias e busca e negociação de pontos comerciais) do Grupo Cherto, me lembrou de 3 empresas que mudaram de nome para criar maior proximidade com o público:
1-) A empresa que um dia se chamou Tokyo Telecommunications Engineering Corporation numa certa altura da vida mudou seu nome para Sony, que é muito mais fácil de ser lembrado.
2-) A Federal Express, fundada em 1971, desde o início era chamada pelos americanos de “Fedex”. Finalmente, em 1994, adotou essa expressão como marca. E em 2000 abandonou inteiramente a razão social antiga.
3-) No Brasil, a Companhia Vale do Rio Doce lançou recentemente sua nova marca. A qual, na realidade, não passa do nome que o mercado e público em geral já haviam adotado há um bom tempo: Vale.
Lembro também que o “besouro” da Volkswagen (que a fábrica chamava de Volkswagen Sedan) sempre foi carinhosamente chamado pelos brasileiros de Fusca. Até que a montadora resolveu admitir que a voz do povo é a voz de Deus e adotou o apelido como marca do produto.