7 de jun. de 2009

Um dos melhores filmes a que já assisti

Feito com um orçamento simplesmente ridículo, a partir de uma idéia que não podia ser mais simples (alugar, durante um ou dois meses, uma quitinete no famoso Edifício Master, que já foi um treme-treme dos mais conhecidos de Copacabana, e, nesse período, ir entrevistando os moradores, deixando-os falar sobre as próprias vidas, aparentemente sem interesse, mas, na verdade, cheias de histórias, sonhos, idéias, desilusões), o documentário Edifício Master, do brilhante cineasta Eduardo Coutinho, está na minha lista dos 5 melhores filmes a que já assisti.

A entrevista com o morador Henrique, a que você pode assistir clicando sobre a imagem abaixo, é apenas uma entre tantas. E se torna, na minha humilde opinião, absolutamente imperdível a partir dos 3 minutos e 20 segundos, quando ele começa a falar de quando conheceu o Frank Sinatra e cantou com ele num show nos EUA. Quando esse homem sofrido, que começa a entrevista seco, desconfiado, canta My Way e se emociona e se entrega, é comovente. Confira:

Vale a pena, um dia em que você for à vídeo-locadora, pegar o DVD e assistir ao filme inteiro. Não tem perseguições de carros, nem mulheres gostosas, nem trilha sonora bacana. Mas tem o que falta à maioria dos filmes: alma.