27 de mai. de 2008

O melhor hamburger de Nova York

Pensei muito a respeito de se devia, ou não, dar esta dica a vocês. Afinal, trata-se de um lugar que só os iniciados conhecem. E, quanto mais gente souber, menos legal fica. Mas, por aturarem meus textos, concluí que vocês merecem saber onde se come o melhor hamburger de Nova York. Quiçá, do Mundo. Estou falando do The Burger Joint. Uma espelunca (espelunca mesmo!) que, graças a Deus, a turistada em geral tem dificuldade de encontrar.

Como não tem placa em lugar nenhum, para chegar lá você precisa achar a entrada, que se dá por um corredorzinho escondido atrás de uma cortina de tecido bordô no lobby do hotel Park Meridien, que tem entrada pela Rua 56 e pela 57.

Ninguém entende bem como os caras foram parar ali. Dá a impressão de terem ficado encravados no meio do hotel quando este foi construído, perdendo o acesso para a rua, tendo sido criada uma espécie de "servidão de passagem" ou algo assim. Mas, até onde sei, não é nada disso. Mas ninguém explica direito. Faz parte da "proposta".

Boa parte (talvez a maioria) dos frequentadores é gente que mora em Nova York mesmo. A quem são servidos hamburger, cheeseburger, batata frita e brownie. Mais nada. Bebidas: coca, coca light, milk-shake e cerveja. Ponto. Você escolhe como quer a carne: entre mal passada, de mal passada para ao ponto, ao ponto, de ao ponto para bem passada e bem passada. E escolhe se quer algum complemento (maionese, catchup, tomate, alface e cebola).

Na parede, uma placa escrita a mão num pedaço de papelão: "Menos de 1 Bilhão de clientes servidos".

Eu já disse que o lugar é uma espelunca. Mas, como diria minha falecida mãe, "em compensação" o serviço é uma merda. Simplesmente caótico, quase rude (bem novaiorquino). O ambiente é uma zona, o lugar é feio e sem janela. Sempre tem fila e, muitas vezes, você precisa dividir a mesa com alguém desconhecido.

Mas é o melhor hamburger que conheço. E, o que é melhor, por um precinho lá em baixo.

Toda vez que vou a Nova York, dou um jeito de comer lá.