29 de mai. de 2008

Bobby McFerrin faz uma única apresentação em SP

O cantor britânico Bobby McFerrin vai fazer uma única apresentação aqui em SP, no Teatro Municipal, no dia 22 de junho. Se tiver chance de ir, não perca.

Me lembro de assistir a um show do cara num teatrinho meia-boca no Village, quando morei em Nova York, lá pelos idos de 1977-1978. É muito fera e consegue emitir dos sons mais agudos aos mais graves, às vezes simultaneamente, fazendo aquele negócio do som sair ao mesmo tempo pela boca e pelo nariz, usando respiração circular e outras técnicas que poucos conseguem reproduzir.

McFerrin é mais conhecido pelo que considero um dos seus trabalhos “menores”, a gravação de “Don’t worry, be happy” sem nenhum instrumento, fazendo ele mesmo todos os sons da melodia e da harmonia. Ou seja: tudo o que se ouve na gravação sai da boca dele.

É antológica a gravação de Come Together dos Beatles num dueto dele com Robin Williams (ele mesmo, o ator de Patch Adams e Uma Babá Quase Perfeita), que faz parte do CD com que George Martin (o “Quinto Beatle”) encerrou oficialmente sua carreira (embora Martin depois ainda tenha produzido o genial Love, com a trilha sonora de um espetáculo do Cirque du Soleil na qual entraram apenas gravações originais doos Beatles devidamente retrabalhadas).

Para saber o quanto Bobby McFerrin realmente conhece de música, assista aos dois filmes abaixo. Veja como ele “rege” a platéia e produz com ela sons da melhor qualidade: