2 de mai. de 2008

Idéias velhas não dão bom caldo

Soube, por um cliente, que alguém que trabalhou comigo no passado teria me "acusado" de ser incoerente, por ter criado uma unidade de negócios especializada na comercialização de franquias de diversas marcas, o que iria contra as idéias que eu defendia 14 ou 15 anos atrás.

Como se alguém, para ser coerente, nunca pudesse mudar de idéia, mesmo ao perceber que está errado.

Ora, sempre mudei, mudo e continuarei mudando de idéia todas as vezes que os fatos mostrarem que minha idéia anterior era errada.

Na minha visão, não pode haver compromisso com o erro.

Coerente é aquele que não abre mão de seus Valores, não de suas idéias. Quem se sente obrigado a manter idéias ultrapassadas não é coerente: é limitado. Para dizer o mínimo...

De fato, já fui contra a terceirização, por uma empresa franqueadora, da busca e seleção de franqueados. Da mesma forma que já acreditei que manga com leite faz mal, que o PT é um partido mais sério que os demais e que todo sujeito rico é feliz.

Quando percebi que estava errado, mudei.

Hoje, é mais do que usual que as empresas terceirizem, no todo ou em parte, sua contabilidade, o desenvolvimento de produtos, o Departamento Jurídico, o departamento de RH, a área de Relações com Investidores, a produção, a gestão de sua frota de veículos, a Logística, a busca e análise de pontos comerciais, o transporte e o escambau.

Por que motivo uma organização franqueadora deveria manter para si a tarefa de recrutar e triar dezenas (ou mesmo centenas) de candidatos a franqueados para cada franquia que acaba efetivamente concedendo?

Para que, se há, fora da organização, gente profissional, qualificada, especializada e séria pronta a fazer isso por um custo real quase sempre mais baixo e com uma qualidade geralmente superior?

Graças a Deus mantenho minha cabeça arejada e convivo com gente que pensa grande e me questiona e me leva a refletir e questionar continuamente minhas certezas.

Já pensou se eu não pudesse mudar de idéia simplesmente por não ter nenhuma idéia nova para substituir as que já não prestam? Ui, que mêda !!!