Meus sócios que participaram da Conveção da NRF - National Retail Federation, em Nova York, me contam que o tema de muitas conversas e discussões foi a consciência de que empresa que quiser se dar bem nesta época de vacas magras precisa fazer direito as coisas básicas que qualquer empresa deveria fazer o tempo todo (mas que a maioria negligencia). Ou seja: rever seus processos, descrevê-los da forma que gere melhor resultado e executá-los com zelo missionário.
De nada adianta ter uma estratégia genial se a EXECUÇÃO não for cuidadosa, com atenção aos mínimos detalhes.
Se ainda não o fez, sugiro que você trate de revisar os processos de sua empresa, com vistas a aprimorar tudo o que ela faz, com destaque para (1) a Gestão Financeira, buscando eficiência na cobrança das contas a receber e redução de custos, (2) a Gestão dos Canais de Marketing (também chamados Canais de Vendas), sejam eles diretos ou indiretos, incluindo a seleção, a capacitação e o monitoramento das equipes desses canais, cujos integrantes são os principais responsáveis por gerar Experiências de Consumo positivas e memoráveis e (3) a Gestão da Cadeia de Suprimentos.