14 de jan de 2009

Fusão de consultorias (Cherto + Advance + Ricardo Pastore)

Como noticiado na edição de hoje (14/01/2009) do jornal Valor, o Grupo Cherto, a Advance Marketing e a Ricardo Pastore Consultoria de Varejo procederam a uma fusão que culminou com a criação da GrowBiz, que nasce com o objetivo de ser a maior consultoria especializada em ocupação de mercado via canais de marketing (revendas, distribuidores, equipe de vendas própria, franquias, filiais, agências, corretores, porta a porta e outros) de todo o mundo.

As três consultorias já vinham trabalhando em conjunto para vários clientes, o que lhes permitiu confirmar na prática que têm muito em comum e que suas culturas corporativas, assim como seus valores e sua visão de mundo, são 100% compatíveis.

Numa primeira fase, cada uma delas manterá sua identidade atual, passando a usar a respectiva marca em conjunto com a marca GrowBiz. Com o tempo, à medida que a nova marca se torne conhecida, é provável que as identidades individuais deixem de existir, passando a ser utilizada apenas a designação GrowBiz.

As equipes das três empresas, que juntas somam mais de 60 consultores especializados em Marketing, Vendas, Canais e Varejo, já estão atuando como um único time. Em cada projeto será formado um grupo de trabalho “misto”, de acordo com as necessidades específicas do cliente e as características do mercado em que este e seus canais atuam.

As consultorias já vinham negociando essa fusão há mais de um ano. A crise econômica apenas acelerou o processo, já que ficou claro para todas que, unidas, poderão prestar serviços mais abrangentes e mais de acordo com as novas necessidades de seus clientes, que, agora mais do que nunca, precisam gerar resultados rapidamente através de seus canais e também se colocar em condições efetivas de aproveitar as inúmeras oportunidades que esta crise, como todas as anteriores, gera para as empresas que estiverem bem preparadas.

Com a fusão, será viável utilizar o que cada uma das consultorias agora integradas tem de melhor para criar um conjunto imbatível de produtos e serviços para ajudar os clientes a vender mais e melhor. Inclusive utilizando as plataformas tecnológicas desenvolvidas pela Advance para prestar serviços de consultoria à distância, com alta qualidade e a preços mais do que competitivos.

E já estão em andamento negociações para integrar à GrowBiz outras consultorias especializadas em áreas complementares àquelas dominadas pelo Grupo Cherto, pela Advance e pela Ricardo Pastore. Dessas, uma é sediada fora do Brasil, o que é importante, pois a GrowBiz tem a ambição de ser percebida como “a referência” em canais em toda a América Latina.

Quem são as empresas envolvidas na fusão:

Grupo Cherto – fundado há quase 23 anos, já desenvolveu e implementou projetos de ocupação de mercado via franquias e outros canais de vendas para mais de 700 empresas, além de ter capacitado mais de 5.000 profissionais em seus programas de educação corporativa abertos e “in company”.

Advance – já prestou serviços de consultoria presencial para mais de 300 clientes, na maioria empresas de TI (Tecnologia da Informação) e Telecom. Além disso, já prestou serviços de treinamento e consultoria via Internet para cerca de 1.000 outros clientes, quase todos também empresas de TI e de Telecom, incluindo fabricantes, distribuidores e revendas. O fundador da Advance, Dagoberto Hajjar, foi diretor de Marketing da Microsoft e é um profissional muito respeitado no mundo da TI.

Ricardo Pastore Consultoria de Varejo – seu fundador, que dá nome à empresa, é o Coordenador do Núcleo de Varejo da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, sendo considerado um dos maiores especialistas em Varejo do Brasil. Ricardo Pastore também ocupou, ao longo de mais de 20 anos, posições executivas nas áreas de Marketing e Vendas em corporações como Pão de Açúcar, Makro, Livraria Saraiva e outras.