12 de jan de 2009

O futuro do Varejo

Meus sócios Fernando Campora, Ricardo Pastore e Adir Ribeiro estão, neste momento, em Nova York (brrr, que frio !!!), participando da 98º (é isso mesmo, a nonagésima-oitava !!!) Convenção Anual da NRF - National Retail Federation, a federação nacional do varejo dos EUA.

Essa Convenção, que é um dos principais, se não O principal, dentre todos os eventos relacionados a varejo que acontecem em todo o mundo, é chamada de Retail’s Big Show, ou seja: “O Grande Show do Varejo” e costuma tratar de temas como Gestão de Lojas, TI, Arquitetura de Pontos de Venda, Marketing, Vendas, Merchandising, Comércio Eletrônico, Tendências e por aí vai.

Em paralelo às palestras e painéis, acontece uma exposição com algo por volta de uns 350 ou 400 fornecedores de produtos e serviços para o Varejo.

Segundo e-mail que recebi ontem do Fernando, nesta edição 2009 uns 30% dos carinhas na platéia são brasileiros, incluindo varejistas, industriais, consultores, arquitetos e o diabo a quatro.

O que é um bom sinal: mostra que o povo que tem relação com o Varejo aqui no Brasil não jogou a toalha nem acredita que esta crise é o fim do mundo e está em busca de maior profissionalização. Até por que sabe que, se é verdade que em tempos de abundância até esquilo cego encontra nozes, em tempos de vacas magras só vão sobreviver e prosperar os que se prepararem para isso.