6 de jun. de 2008

Vencer é um hábito

Uns 15 anos atrás, visitei Bud Hadfield, fundador da Kwik Kopy, na sede da sua empresa, no Texas. Levei comigo um grupo de franqueadores brasileiros, naquilo que chamamos de "Visita de Benchmarking". Na época, Bud tinha uns 72 ou 73 anos de idade, mas mantinha uma energia invejável e fiquei seu fã. Nos demos muito bem mesmo, apesar de eu ter praticamente a metade da sua idade.

Na hora de nos despedirmos, ele meu deu um exemplar autografado do seu livro "Wealth Within Reach", que eu vim lendo no avião. E cheguei a São Paulo decidido a criar uma editora para traduzir e publicar aquela obra aqui.

Fiz isso. E a Editora Cherto lançou não só esse (com o infeliz título "Sucesso ao seu alcance"), como outros livros também. Com sucesso de crítica, sem dúvida. Mas não sucesso de público. E muito menos sucesso financeiro.

Os livros eram ótimos, modéstia à parte. Mas eram poucos, o que nos impedia de alcançar uma escala mínima para nos viabilizarmos como editora. E a distribuição era um capítulo à parte. Apanhei muito na mão dos distribuidores. E, como não era, nem tinha a intenção de ser, meu negócio principal, "sartei de banda" e liquidei a editora antes que me criasse problemas (além dos cabelos brancos que me deixou).

Mas o livro do Bud continua sendo genial. Está esgotado, por isso nem adianta procurar por ele. Mas me sobrou um exemplar, do qual reli uns trechos ainda há pouco, motivado por uma mensagem que meu cunhado Renato De Cara me enviou.

Bud Hadfield quebrou nada menos que 8 vezes, em 8 ramos diferentes. Quebrou mesmo. Faliu. Nada do que ele fez deu muito certo, até que, aos 44 anos de idade, fundou a Kwik Copy, que viria a se tornar uma das maiores redes de gráficas rápidas do mundo. E ele ficou muito rico.

No livro, uma das coisas que ele diz - e na qual acredito piamente - é que vencer é um hábito. E, infelizmente, perder também é.

Ou seja: vencer ou perder tem mais a ver com atitude do que com sorte ou outros fatores alheios à sua vontade.

Pense: qual tem sido sua atitude perante a vida e os problemas / oportunidades que ela lhe apresenta?