Participei do Fórum Mundial de Marketing & Vendas promovido pela HSM. E senti orgulho de ser brasileiro.
Primeiro pelo próprio evento: organização perfeita (como costuma ser tudo o que a HSM faz), palestrantes de primeríssima linha, temas relevantes, platéia cheia de gente importante, que convém encontrar de vez em quando.
Lembrei de ter visto a HSM nascer, 20 ou 21 anos atrás. Acompanhei de perto a batalha de 3 jovens brasileiros, Harry, Salibi e Marina (cujas iniciais formam o nome da empresa), para construir um negócio inovador, com alta qualidade, exatamente do jeito que sonharam. Hoje a HSM é uma multinacional, presente em 7 ou 8 países, elogiada por gente como Peter Druckers, Jim Collins, Bill Clinton, Jack Welch e mais uma tropa de luminares do mundo acadêmico e empresarial.
Depois, porque a melhor, dentre todas as excelentes palestras a que assisti, foi feita por um brasileiro, o Ricardo Guimarães, que deu um show de forma e conteúdo, falando sobre o Marketing na visão do Branding.
Deixou para trás feras como Neil Rackham (de quem eu sou fã), Chris Anderson (idem)e outros.
Infelizmente, um compromisso profissional me impediu de assistir à palestra da minha amiga querida Christina Carvalho Pinto. Mas quem assistiu disse que também foi excelente.
É bom ver que, num evento de peso, com gente de peso, quem mais brilhou foram os brasileiros. Tanto os que subiram no palco, como os que ficaram nos bastidores, fazendo a coisa toda acontecer.
Me dá um orgulho danado!