13 de out. de 2007

Os novos idosos (1)

Na última quarta-feira, na inauguração oficial do AGE Seniors Center (1º Espaço para o Envelhecimento Ativo no Brasil), o empreendedor Antonio Carlos Braga, citando um artigo que havia lido na véspera, fez a seguinte pergunta à platéia: - "se alguém lhe dissesse que você teria uma reunião com uma pessoa de 63 anos de idade, uma de 64, uma de 68 e uma de 77, o que passaria pela sua cabeça?".

Uma boa parte dos presentes respondeu: - "que eu iria me encontrar com um bando de velhinhos", ou algo nessa linha. Afinal, convencionou-se que alguém com 60 anos ou mais deve ser considerado um "idoso".

E Antonio Carlos prosseguiu: - "e então você entra na sala, para o tal encontro, e lá estão Chico Buarque, Mick Jagger, Ney Matogrosso e Sofia Loren...". A platéia caiu na gargalhada, compreendendo o próprio preconceito sem sentido.

E Antonio Carlos arrematou: - "pois é... os idosos de hoje já não são como os de antigamente"...

É como dizem os americanos: 60 is the new 40. Ou seja: um cara de 60 anos, hoje, tem o estilo de vida de um de 40 de alguns anos atrás. E de um de 30 de 3 ou 4 décadas atrás.