Abaixo, trecho de texto publicado hoje no site do Madia Mundo Marketing:
Mais depressa do que se imaginava o BRASIL revela novas e novas gerações de empreendedores. E era tudo o que precisava. Se ainda em passado recente os jovens sentiam-se constrangidos, por falta de emprego, a empreender, hoje os que empreendem por vontade e sonhos superam o contingente dos que empreendem para sobreviver. Ou seja, sai do campo e em nosso país o empreendedorismo por necessidade, e ingressa o empreendedorismo por oportunidade.
Essa foi a conclusão de pesquisa GEM – GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR, em sua nona edição, e realizada no Brasil pelo IBPQ – Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade – em parceria com o SEBRAE – Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas. De acordo com os novos números do estudo, para cada 2 jovens brasileiros que abriram um negócio próprio por oportunidade, 1 terceiro abriu por necessidade. No ano de 2001, a situação era inversa: 8,5 empreendimentos por necessidade e 5,7 por oportunidades.
De qualquer maneira, e mesmo causando justificável entusiasmo, é preciso aumentar a chama empreendedora em nossos jovens para alcançarmos o mesmo patamar de outros países. Nos ESTADOS UNIDOS, por exemplo, para cada jovem que empreende por necessidade, 6,86 empreendem por oportunidade. E na FRANÇA a relação é ainda maior: 8,35 por 1,00.
Clique aqui, para acessar o site do Madia e ler o texto na íntegra.