8 de jun. de 2007

McDonald's Kasher (ou Kosher) no Brasil

Pouca gente sabe, mas o McDonald's já opera restaurantes Kasher (ou Kosher - ou seja: unidades em que a preparação dos pratos segue os preceitos do Judaísmo) em Israel, Nova York e, para surpresa de muitos (mas não minha), em Buenos Aires.

Pois no domingo passado a rede fez um teste e serviu, durante um dia, num de seus restaurantes de São Paulo, pela primeira vez no Brasil, as versões Kasher de vários de seus hits, como o Big Mac (sem queijo, já que, pelas leis do Judaísmo, carne e leite e seus derivados não se misturam). Também fizeram uma pequena modificação nos pães utilizados, para eliminar da sua composição um derivado do leite. E o gado cuja carne foi utilizada precisou ser abatido de forma diferente e sob a supervisão de um rabino.

O teste foi um sucesso. A empresa imaginava vender 3.000 sanduíches. Vendeu 10.000. O que sifnifica que é bem provável que, pelo menos nessa loja, passe a haver um dia Kasher por semana. Exatamente como faz a Bráz, cuja pizzaria do bairro de Higienópolis, também em São Paulo, serve pizzas Kasher toda terça à noite, no salão do andar superior.