Meu guru Seth Godin já escreveu sobre isto mais de uma vez. Assista ao vídeo abaixo, que me foi enviado pelo Yuri Saiovici. E, em seguida, leia meus comentários mais abaixo.
Você pode observar que, primeiro, é um cara meio doidão dançando. Até ali, só isso: um cara meio doidão dançando. Sozinho. Daí, um segundo maluco se junta a ele. E é isso: dois pirados dançando de forma um tanto estranha. É só quando o terceiro cara se junta a eles que se forma uma tendência e, quase que imediatamente, um monte de sujeitos se junta aos três e, de um momento para o outro, "todo mundo" chacoalha feito doido. E quem está fora quer se juntar ao grupo.
Ou seja: o responsável pela coisa se espalhar é o terceiro cara. O primeiro e o segundo têm importância relativa. Importante mesmo é o terceiro.
E nos nossos negócios? O que é que estamos fazendo para conseguir atrair esse "terceiro cara", que será capaz de catalizar a energia e gerar o movimento (o consumo, o boca-a-boca, ou o que seja) que vai fazer do nosso produto ou serviço (e da nossa empresa, nossa marca, etc) um sucesso?