29 de dez. de 2009

CRM não é difícil... basta fazer

No último sábado minha mulher e eu fomos jantar no La Mar, o badalado restaurante peruano que fica na Rua Tabapuã, em São Paulo, com um casal de amigos queridos que, infelizmente, encontramos menos do que gostaríamos. Quem cuidou da reserva fui eu.

A noite foi perfeita: companhia excelente, ambiente bonito, cheio de gente bonita, bom serviço, comida de primeira...

Na segunda-feira à tarde, meu celular toca e é uma moça simpática, funcionária do La Mar. Pensei que tivesse ocorrido algum problema com o cartão de crédito que usei para pagar a conta. Nada disso. A moça simpática só queria saber se tudo havia corrido bem, seu eu e meus amigos tínhamos gostado do restaurante, se eu tinha alguma crítica ou sugestão a fazer. Eu respondi que tudo havia sido perfeito e ela disse que esperava que eu voltasse brevemente ao restaurante.

Fiquei encantado. E me dei conta de que NUNCA antes ("na história deste país...") um restaurante havia feito isso. E seria tão fácil, já que, ao fazer a reserva, TODO restaurante pede que você deixe um telefone de contato...

Nota mil para o La Mar! Não só a comida é boa, o ambiente é bonito e o serviço é simpático. Os caras também são inteligentes. E entendem de CRM. Ou seja: entendem de Marketing e de Branding. Afinal, Branding não é o que você diz que é ou faz (isso é Publicidade). Branding é o que os outros dizem que você é ou faz.