31 de jan de 2010

30 de jan de 2010

O perigo de se conhecer "uma única história" - a origem de muitos preconceitos

Vale a pena assistir a este vídeo do TED com uma apresentação feita pela escritora nigeriana Chimamanda Adichie. Clique em "View Subtitles" e, na lista de idiomas, clique novamente sobre Portuguese BR:

Tour virtual da exposição do Tim Burton no MoMA (em NY)

Clique aqui para um imperdível "tour virtual" de uma das exposições mais bacanas que já visitei na vida. Esse tour foi criado por uma das agências de publicidade mais criativas e inovadoras do mundo, a Strawberry Frog. E foi a Debi Gorgulho quem me deu a dica da existência desse site.

Aliás, valeu a pena a Nice e eu corrermos para ir ao MoMA entre um compromisso e outro da NRF-2010. Cá para nós, ir a Nova York e não ir ao MoMA é, para mim, impensável.

27 de jan de 2010

Veja o iPad da Apple em funcionamento

Clique neste link para assistir a um vídeo da PC World que mostra o iPad em funcionamento: Watch The Apple iPad in Action

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Meus informantes estavam certos: Steve Jobs anunciou iPad hoje

Ontem postei no Twitter, em primeira mão, a informação de que Steve Jobs anunciaria hoje o lançamento do tablet da Apple, o iPad. E foi o que aconteceu. Minhas fontes não falharam.

Com certeza, vou comprar um. Mas, conhecendo a Apple, vou aguardar a versão 2. Ou a versão 3.

Confira como é o iPad, clicando na imagem abaixo. Tenha paciência, pois antes do vídeo que a que sugiro que você assista vai passar um comercial de 10 segundos:

23 de jan de 2010

Será que cabem 100 pessoas numa camisinha gigante?

Um grande MOB para conscientização de jovens universitários quanto à necessidade de sempre usarem camisinha:

Bradesco Seguros vende seus produtos em parceria com lojas de varejo

Assista à entrevista que meu sócio João Batista fez com Eugênio Velasques, que esteve conosco na NRF-2010 e que é o Diretor da BSP Affinity, a empresa do grupo Bradesco que cuida do relacionamento com lojistas de vários segmentos que abrem espaço em suas lojas para a comercialização de várias modalidades de seguros:

Até quando a Infraero vai continuar tratando os cidadãos (contribuintes e clientes) como gado?

É um absurdo o que vem acontecendo no Aeroporto de Cumbica todos os dias.

Se houvesse ao menos uma pessoa com culhões no Governo Federal, todos os integrantes da cúpula da Infraero (e mais uma penca de funcionários de 2º e 3º escalão) já estariam no olho da rua.

Confira o vídeo abaixo e me diga se a única saída não é a privatização. Aliás, lembra-se de como era a telefonia neste país antes da privatização?

É preciso dizer que o vídeo não dá uma idéia verdadeira de como era o caos lá nesse dia. Eu estava lá e vi: a realidade era muito pior do que o que aparece no vídeo.

20 de jan de 2010

A loja mais bacana que visitei em Nova York

Por falta de tempo, esta loja, infelizmente, não fez parte do roteiro de visitas técnicas que nosso grupo fez em Nova York.

Acontece que, por um desses acasos da vida, acabei sendo convidado para um jantar super fechado, para apenas 21 pessoas, distribuídas em 3 mesas, no andar de cima (privé) do Le Bernardin (o restaurante mais chique de Nova York), promovido por um sheik árabe. E, nesse jantar, sentou-se à mesma mesa que eu o fundador e presidente da empresa que é dona dessa loja a que me refiro, chamada Little Missmatched.

Numa tradução mais ou menos, Little Missmatched quer dizer "Um Pouco Descombinado". O conceito é o seguinte: a empresa começou vendendo meias em "pares" de 3 pés. É isso mesmo: cada "par" tem 3 pés de meias. E, como se isso não bastasse, um não é igual ao outro. Quer dizer, as estampas dos 3 pés são "coordenadas", mas não são iguais. Um pode ter círculos, o outro listras e o terceiro estrelas, por exemplo. Tudo nas mesmas cores e tons, ou em cores que combinam entre si.

O que achei da loja? Simplesmente genial!

Hoje, além de meias, os caras vendem roupas, cadernos, móveis, roupas de cama, joguinhos, kits, gorros, chinelos, cintos, luvas, brinquedos e mais um montão de coisas. Para bebês e para idades entre 1 e 101 anos, como dizem suas etiquetas.

Para você entender melhor, dê uma olhada nas fotos e no vídeo abaixo. Infelizmente, não estou com os arquivos das fotos que eu mesmo tirei da loja, mas acho que estas imagens postadas a seguir dão uma boa idéia do que é o negócio.

Vários depoimentos sobre a NRF e as visitas técnicas que fizemos em Nova York

Clique aqui para assistir a uma série de vídeos com depoimentos de integrantes do grupo que a GrowBiz e a J2B levaram para participar da NRF-2010, em Nova York.

Só mesmo privatizando dá para consertar essa joça

Clique aqui para ler os comentários de Andrea Kogan sobre a nossa chega ao aeroporto em Cumbica, vindos de Nova York.

Você vai constatar como a combinação de incompetência e arrogância de nossas chamadas autoridades avacalham com o turismo brasileiro, apesar do nosso imenso potencial. "Meninos, eu vi". Ou melhor: eu também vi.http://tinyurl.com/yflozon

Twitter fora do ar

Faz pelo menos uma hora que o Twitter está fora do ar, por ter atingido o limite da sua capacidade. Isso mostra o quanto essa rede social se tornou poderosa (e demandada).

O futuro da comunicação passa pelos blogs e pelas redes sociais. O e-mail ainda pode durar alguns anos, mas vai morrer. Da mesma forma que o fax e o telex, antes dele.

19 de jan de 2010

Manoel Alves Lima e Marcelo Cherto analisam a loja Abercrombie da 5ª Avenida

Confira abaixo nossos depoimentos, colhidos após a visita técnica que fizemos à loja Abercrombie & Fitch da 5ª Avenida, em Nova York, junto com os integrantes do grupo de empresários e executivos que levamos para participar da NRF-2010:

Uma loja precisa ter a cara do seu dono?

Confira a opinião deste humilde escriba, à saída da visita técnica que fizemos à loja UNIQLO, no Soho, em Nova York:

Os arquitetos Brian Dyches e Nice De Cara analisam a loja West Elm

Com direito a palpites deste humilde blogueiro... Confira:

18 de jan de 2010

Gabriela Baumgart, Diretora do Center Norte, fala da importância de participar da NRF e das visitas técnicas

A charmosa Gabriela Baumgart, Diretora de Marketing do Shopping Center Norte, que acompanhou as visitas técnicas que o grupo GrowBiz + J2B, com a consultoria dos arquitetos especialistas em Varejo Manoel Alves Lima e Brian Dyches, fez a várias operações de varejo em Nova York, fala da importância de empresários e executivos arranjarem um tempo em suas agendas para ir aos EUA uma vez por ano para participar da NRF:

Diretora de Marketing da Hope em Portugal fala da visita técnica a lojas em Nova York

Andrea Gonçalves, uma das executivas portuguesas que integraram o grupo que a GrowBiz e a J2B levaram para participar da NRF-2010, fala do efeito das visitas técnicas que fizemos a lojas como Miu-Miu, Armani, Abercrombie, Juicy Couture, Wholefoods e outras:

Prof. Ricardo Pastore fala da NRF-2010 e das tendências do Varejo

Assista à entrevista que o Coordenador do Núcleo de Estudos do Varejo da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (e meu sócio na GrowBiz) concedeu à Jovem Pan Online:

O que é melhor: um quiosque num shopping ou uma loja na rua?

Clique aqui para ler a resposta que dei a uma pergunta formulada por um dos leitores da Pequenas Empresas Grandes Negócios.

O que Anne Moraes (da África, de Nizan Guanaes) viu na NRF

A simpática e inteligentíssima publicitária Anne Moraes, da famosa agência África, integrou o grupo que a GrowBiz e a J2B levaram à Convenção 2010 da NRF - National Retail Federation. Aqui está um pouco do muito que ela viu por lá:

17 de jan de 2010

Valeu muito a pena participar da NRF, em Nova York !!!

Se você tiver qualquer tipo de relação profissional com o Varejo, dê um jeito de se programar para ir à Convenção Anual da NRF - National Retail Federation em janeiro de 2011.

Primeiro, porque posso assegurar que essas convenções da NRF realmente valem a pena. São um investimento seguro.

Segundo, porque a de 2011 será a 100ª Convenção Anual da entidade. E, pelo que conheço de sua presidente, os caras vão fazer de tudo para dar um show ainda maior do que o deste ano e de qualquer ano anterior.

Eu e meus sócios vamos estar lá. E sugerimos que você trate de estar também.

Quanto à Convenção da NRF que aconteceu na semana passada, clique aqui para ler os textos, ver as fotos e assistir aos vídeos relativos ao evento postados no blog da GrowBiz ou então aqui, para ver todo o material já postado no blog que a GrowBiz e a J2B criaram especialmente para a NRF 2010.

Muita coisa mais será postada ao longo dos próximos dias, assim que as idéias estiverem claras e os vídeos, devidamente editados.

Você também pode clicar aqui para me acompanhar no Twitter e ler os comentários que fui fazendo "ao vivo e em cores", à medida que a NRF e as excelente visitas técnicas que fizemos com nosso grupo iam acontecendo.

11 de jan de 2010

Minha visão da NRF, até agora...

Para o nosso grupo, a NRF começou no sábado à noite, na recepção de boas-vindas às delegações estrangeiras. Tive o prazer e a honra de conversar com Tracy Mullin, CEO e Presidente da NRF – National Retail Federation. Mulher forte, carismática, hábil, rápida.

Fiz dois contatos tão interessantes que já valeram a viagem. Mesmo que a NRF terminasse ali, logo depois da tal recepção, já teria valido a pena vir.

Pense nisso, quando for decidir se vem à NRF no próximo ano, ou não. Quem sabe se um único contato com uma única pessoa não pode mudar radicalmente, para melhor, sua vida e a de sua empresa?

O primeiro dia (domingo):

Dois excelentes painéis no NRF Design Studio, sobre O Poder do Design de Varejo. 6 dos maiores feras em design de pontos de venda mostrando projetos de vanguarda e discorrendo sobre a importância do design para comunicar a essência da marca e para engajar o consumidor.

Vale a pena dar uma olhada mais de perto na loja de conveniência Neighbours, da Petro-Canadá, e no PawsWay, espaço de relacionamento que a Purina criou no Canadá, com foco em donos de animais domésticos.

Resumo da ópera: como nós, da GrowBiz, vimos dizendo há tempos, o design não pode mais ser visto como a “cerejinha do bolo”, algo que se adiciona depois que o negócio está pronto. O design é parte integrante do negócio, desde a sua concepção. Por isso, o Design Thinking faz todo sentido como metodologia para a criação de negócios.

E tem mais: já não se trata apenas de levar sua empresa para a Internet (tendo um site, um blog, etc). Você precisa injetar a Internet em seus negócios. Não existe mais espaço para empresa uni-canal. O futuro é das empresas multi-canais. E a Internet tem que ser um deles... inclusive via totens nas lojas físicas, para que o consumidor possa comprar via Internet enquanto está ali, com a ajuda de um vendedor de carne e osso.

Em seguida, assisti a uma palestra de David Wolfe, um dos grandes especialistas em moda do mundo, muito interessante pela forma (embora, para mim, não tanto pelo conteúdo). Resumo da ópera: hoje não existe uma única tendência, pelo simples fato de que os grupos de consumidores são diferentes e é preciso ter algo para cada grupo. Ou se focar num dos grupos e esquecer os demais.

Na Super Session, uma palestra da Jill Puleri, da área de Varejo da IBM, que mostrou uma pesquisa recente que indica que 22% da população mundial já acessa normalmente a Internet. O consumidor hoje está instrumentalizado, interconectado e é inteligente. Quer participar ativamente da criação dos produtos e serviços que lhe são oferecidos, dos pontos de venda onde são vendidos, das campanhas pelas quais são divulgados, etc. Quer ser um “co-criador”. E a maioria das empresas ainda não está pronta para lidar com isso. As que não se prepararem rapidamente, vão morrer. Sem choro, nem vela.

Ainda na Super Session, uma palestra brilhante (na forma e no conteúdo) de Stephen Dubner, um dos autores do bestseller Freakonomics. Que mostrou que nem sempre uma pesquisa de opinião mostra o que, de fato, o consumidor quer, pensa ou faz.

Por isso, como pregam os princípios do Design Thinking - e nós da GrowBiz fazemos há anos - não basta ouvir o cliente ou consumidor. É preciso observá-lo, saber como, onde, em que circunstâncias interage com seu produto ou serviço.

Terminamos o dia com uma visita técnica espetacular (e exclusiva para o nosso grupo) à não menos espetacular loja flagship da Armani na 5ª Avenida. Fomos recebidos com toda pompa e circunstância pelo atencioso e simpaticíssimo Philip Rosenzweig, Senior Vice President of Property Management & Visual Merchandising da Giorgio Armani Corporation, que foi o responsável por toda a construção da loja, desde a escolha do ponto, até o projeto, execução da obra, montagem dos equipamentos, visual merchandising e tudo mais.

Com visível paixão pelo negócio e pela marca, Philip passou mais de 2 horas nos mostrando detalhe por detalhe e saímos todos com a cabeça fervilhando de novos conhecimentos, que certamente vamos aplicar em nossas empresas, sejam elas de moda, distribuidoras de combustíveis, agências de propaganda, fabricantes de celulares, consultorias, ou o que forem. Gestão é gestão, negócio é negócio, design é design. Não faz diferença em que ramo você atua. A essência é sempre a mesma.

Clicando aqui, você assiste a um vídeo produzido pela própria Armani que mostra a construção e montagem da loja em ritmo acelerado. Note que primeiro construíram a escada (uma escultura fantástica que une os 4 andares). Depois construíram a loja em volta da escada.

Detalhe: a escada (em estrutura de aço e revestimento de gesso com fibra de vidro, pesando mais de 60 Toneladas) foi construída na Itália, cortada em pedaços e transportada para Nova York de navio, para ser montada aqui.

Note: nenhum outro grupo terá o privilégio de visitar essa loja. E duvido que, nas lojas que estão visitando, tenham a felicidade de encontrar alguém envolvido detalhe por detalhe da concepção da loja até a gestão de seu funcionamento. E disposto a gastar 2 horas de seu precioso tempo mostrando isso tudo, sem esconder nada.

Mais uma coisa: se você me seguir no Twitter, pode acompanhar meus flashes da NRF em tempo real. Se você já tem uma conta no Twitter, é só clicar aqui e optar por me seguir. Se não tem, precisa criar uma conta e depois começar a me seguir.

7 de jan de 2010

GrowBiz e J2B farão eventos pós-NRF em fevereiro

Se você não pode ir a Nova York para participar da 99ª Convenção Anual da NRF, não se preocupe. A GrowBiz e a J2B vão realizar, em fevereiro, em São Paulo, eventos abertos ao público para mostrar as novidades que meus sócios e eu virmos por lá.

Garanto que vale a pena participar e ficar por dentro de tudo.

Em breve eu divulgo os detalhes. Aguarde.

5 de jan de 2010

GrowBiz vai levar 40 empresários e executivos à NRF

A GrowBiz - grow your business, resultado da fusão do Grupo Cherto com a Advance Marketing e a Ricardo Pastore Consultoria de Varejo, se associou à J2B para levar um grupo de cerca de 40 empresários e executivos brasileiros e portugueses para participar da 99ª Convenção Anual da National Retail Federation – NRF, o mais importante evento de varejo da atualidade, que acontece na semana que vem, em Nova York.

O grupo da GrowBiz terá acesso a atividades exclusivas, como uma palestra fechada do maior especialista em comportamento do consumidor de todo o mundo, o antropólogo Paco Underhill, autor do bestseller mundial “Vamos às Compras”.

Paco falará sobre a importância das mulheres nas decisões de compra - até mesmo quando se trata de produtos ou serviços tipicamente “masculinos”-, tema de sua nova obra, “O fator feminino - o culto às deusas”, cujo lançamento mundial está previsto para maio deste ano.

O grupo também fará uma visita aos bastidores da loja conceito da Giorgio Armani da 5ª Avenida, em companhia de Philip Rosenzweig, Vice Presidente Senior de Visual Merchandising da Giorgio Armani Corporation.

Além deste que vos escreve, acompanham o grupo da GrowBiz especialistas como Brian Dyches, diretor internacional do Retail Design Institute e líder de alguns dos mais conhecidos projetos de design do varejo mundial, Ricardo Pastore, coordenador do núcleo de varejo da ESPM e Manoel Alves Lima, um dos maiores especialistas em design estratégico para o varejo do Brasil.

Este vídeo em que a Tina Seelig fala do curso intensivo de Empreendedorismo é imperdível...

É uma pena que esteja em Inglês (e sem legendas) e que a Tina fale rápido paca (ela é sempre elétrica). Mas vale muito a pena.

Gosto tanto dessas histórias que ela conta que até incluí uma no meu livro "Somos Todos Vendedores".

4 de jan de 2010

Minha entrevista já está no site da GloboNews...

Clique sobre a imagem abaixo para assistir à primeira parte da entrevista que Guto Abranches e George Vidor fizeram comigo há pouco, no programa Conta Corrente, da GloboNews.

As mudanças pelas quais o mundo está passando...

Vale a pena assistir ao vídeo que, por pura coincidência, tanto meu irmão, como meu amigo Gândara me enviaram mais ou menos na mesma época, no final de 2009.