21 de dez de 2011

Ótimo texto do meu guru Clemente Nobrega sobre o Método Barça

O que ele escreve se aplica como uma luva ao que meus sócios e eu estamos tentando no Grupo Cherto. E aposto que pode se aplicar também a sua organização:

Barcelona – a criatividade está no método [texto de Clemente Nobrega, publicado em seu blog em 19/12/2001]

"Sobre a inovação futebolística chamada Barcelona, a grande lição é a seguinte: a criatividade está num MÉTODO. Isso é bacana e vale em outros campos, até na arte e na ciência. São poucos os gênios que se destacam sem, digamos, estarem CONECTADOS a algo maior. É a conexão com um todo maior que potencializa a competência do indivíduo.

Os indivíduos têm que dominar fundamentos básicos – não errar passe, dominar bem a bola, por exemplo – mas o desempenho superior emerge sempre do coletivo. Milhares de jogadores pelo mundo dominam fundamentos, mas não fazem diferença porque estão em “coletivos” que não fazem diferença. Não conseguem conectar-se a nada maior que eles próprios.

Messi não joga na seleção Argentina o que joga no Barça. Daniel Alves idem, no Brasil. Nenhum jogador do Barcelona jogaria em qualquer outro clube do mundo o que joga lá. Faltam conexões. É o sistema – o método – “Barcelona” que os torna imbatíveis. Os clubes deveriam parar de contratar super-astros a peso de ouro; deveriam contratar MÉTODOS - sistemas culturais?! – a peso de ouro.

O Sistema que o Método implementa é mais importante do que qualquer ator individual, porque é ele que EDUCA esse ator. Sistemas só se consolidam com tempo para experimentar (e errar) porque são processos de EDUCAÇÃO. Nenhum método vencedor se instaura sem tempo para experimentação, o que é frontalmente contrário à mentalidade dominante no futebol (veja meu comentário ao post anterior).

O brilhantismo do Barcelona consagra essa verdade de outros campos. O gênio isolado é um mito, uma exacerbação da mentalidade midiática de hoje.

Celebridades não têm importância. Os executivos da GE que tiveram sucesso durante os 20 anos de Jack Welch lá, não tiveram sucesso equivalente em outras empresas. A APPLE só será realmente notável se tiver embutido em sua cultura o que Steve Jobs concebeu