18 de dez. de 2008

Canalhas !!!

Eu havia prometido a mim mesmo não escrever sobre esse assunto. Mas há dias a coisa me está atravessada na garganta. Então, vou escrever, só para desabafar.

Me refiro aos canalhas que roubaram (não há outra palavra que descreva o que fizeram) roupas, alimentos e outros itens que milhares de brasileiros de bom caráter e boa vontade doaram para ajudar as vítimas das enchentes que assolaram (e continuam assolando) o Estado de Santa Catarina.

É mais um exemplo de como a impunidade generalizada que grassa neste nosso país vem contribuindo para formar uma multidão de gente sem caráter, canalha, filha da puta. Há quem justifique a atitude desses pilantras dizendo que, se autoridades de todos os calibres metem a mão no dinheiro público, é natural que um zé mané que deveria ajudar os flagelados se sinta no direito de meter a mão naquilo que seja de seu interesse.

É a velha praga: enquanto em países razoavelmente civilizados o que é do povo é de todos, aqui no Brasil o que é do povo não é de ninguém. E sempre há quem ache que é moralmente justificável apropriar-se do que "não tem dono".

Me sinto um trouxa por haver contribuído, ajudando a difundir os apelos de gente séria para que mais pessoas sérias fizessem doações.

O que lava minha alma é a atitude daquela família catarinense que, encontrando um maço de notas com R$ 20 mil no bolso de um casaco que lhe foi doado, não descansou enquanto não encontrou o doador e lhe devolveu o dinheiro. Simplesmente porque, como disse o patriarca da família - um senhor simples que, neste momento, passa por sérias necessidades, mas nem por isso está disposto a vender sua alma ao demônio - era a coisa certa a fazer. Disse ele: "foi assim que eu fui criado e não saberia fazer de outro jeito".

Isso me deixa um pouco mais tranquilo, achando que nem tudo está perdido.

Mas tranquilo mesmo eu só ficarei se todos os responsáveis pelos desvios, sejam eles civis, militares, servidores públicos, políticos ou que diabo sejam, forem severamente punidos, nos termos da lei.

Só que, como de costume, estou sentindo um forte cheiro de pizza no ar...